segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Saber existir

 Esse otimo texto pode parecer um pouco difícil pelos nomes em sânscrito para quem não tem conhecimento no assunto, mas ainda assim vale como um ensinamento, um meio de inspiração, um novo saber. Coloquei pensando nos meus alunos, na aula de amanha, no nosso dia a dia, no poder do Yoga em guiar e iluminar o caminho... Acredito tanto nisso que compartilho, todos os meus dias com todo meu amor, os valores que me ajudam a Ser!

Aprendendo com o Yoga a arte de saber existir

"Quando lemos o Yoga Sútra de Pátãnjali, nos deparamos, no primeiro capítulo (Samádhi Pada), com a seguinte assertiva: "Atha Yoganusasanam". Traduzindo, "Agora, o ensinamento do Yoga".

Desse breve enunciado, podemos concluir que outra etapa antecedeu o ensinamento do Yoga. Acredito que o Yoga surja para nós a partir do momento em que o ser humano, através da busca pelo auto-conhecimento, percebe que para "ser" é preciso "saber existir". Mas, como saber existir?

Existimos em vários níveis: pensamentos, sentidos, corpo físico, enfim, convivemos com outros seres e captamos energia de várias fontes diferentes. Como, por exemplo, a do ambiente em que vivemos e freqüentamos, das pessoas que nos rodeiam, dos alimentos, da natureza e, conseqüentemente, devolvemos essa energia de alguma forma através de nossas ações, pensamentos, palavras, olhar e tudo o que envolve a nossa movimentação pelo universo em busca de algo que não está muito bem definido. Agora, começa o Yoga.

Daí surge a necessidade de que, antes de caminhar rumo à meta do Yoga, que é o estado de iluminação exaltado pelo samádhi, façamos um bom estágio na fase preliminar rumo ao auto-conhecimento, exercitando a ética do Yoga. Em outras palavras, assimilando as valiosas informações advindas dos yamas e nyamas. Yama significa controle ou domínio. É o pontapé inicial, trazendo cinco proscrições éticas: ahimsá - a não violência; satya - falar a verdade; asteya - não se apropriar de coisas alheias, não roubar; brahmacharya - não desvirtuar a sexualidade; e aparigraha - não apegar-se. Esses refreamentos pretendem aniquilar a subjetividade que surge do egocentrismo e prepará-lo para o estágio seguinte.

Os niyamas são prescrições psicofísicas: shauchan - a purificação do corpo; santosha - o contentamento; tapas - a austeridade ou esforço sobre si próprio; swádhyáya - o estudo das escrituras do Yoga e de si próprio; Íshvara pranidhána - que seria a entrega das ações ao Absoluto, a uma força suprema. Aqui, percebemos a necessidade de desenvolver ferramentas que facilitem a busca de algo que, de fato, desconhecemos: a nossa natureza. Pura, livre e descondicionada. Sujamos a nossa existência com uma busca equivocada. Ser "esperto" está longe daquilo que você realmente é e do que realmente quer ser. Mas não sabemos disso. Nossa ignorância metafísica nos afasta da sutileza e do conhecimento verdadeiro: a busca pela nossa essência - o auto-conhecimento.

Quando nos deparamos com os yamas e nyamas, percebemos como é difícil nos "desprogramar". Bloqueamos ou retardamos a nossa evolução com armadilhas que a sociedade nos ensinou a montar para nós mesmos: a mentira, a agressividade contra aqueles que nos ameaçam, o uso equivocado ou parcial dos sentidos (ver somente aquilo que se quer ver), o apego a pessoas, coisas e relacionamentos, o que se reflete num boicote de se passar para a etapa seguinte. E assim caminha a humanidade, sempre dando um jeito de parecer mais "esperta" do que realmente é. O yogi tenta desatar os nós, mas também precisa perceber que, muitas vezes quem dá o nó é ele próprio. Por isso chega o momento da prática e do estudo. Buscar a visão periférica. Abrir os canais e sutilizar o corpo. Ver e querer ver a verdade. Mover-se. Ligar-se. E que durante esse processo esteja presente o bom humor e a pureza. E a fé de que, se nós estivermos fazendo o melhor para nós mesmos e sem fazer mal a ninguém, o que tiver de ser será... Aí a nossa existência começa a ter um brilho tão forte, que acaba se refletindo no olhar. Um olhar de quem não se importa com essas miudezas que a sociedade criou para nos encaixotar.

A nossa consciência oscila do racional ao emocional constantemente. Ambas atreladas ao ego: o veneno que aniquila e cega o homem. E quando a nossa expressão mais sutil e verdadeira se manifesta, que é a nossa intuição, um sussurro da nossa natureza, conseguimos perceber num gesto e num olhar de alguém coisas tão grandiosas que ficamos extasiados. E sorrimos como crianças.

Começamos, então, a entender o significado de existência, de saber existir. O sábio que nos habita começa a nos guiar. Permitindo que as coisas fluam, seguindo seu caminho sem se prostrar da sua consciência como vítima, e sim como mero expectador. As coisas acontecem, mudam e nós apenas acompanhamos essas transformações sem carregar a culpa de se ir adiante. Nós não somos os nossos pensamentos. Nossa mente é capaz de criar histórias, situações e obstáculos que nos cercam e nos aprisionam. Precisamos arrancar essa casca e mergulhar fundo, bem fundo no Ser. Resgatar a essência e privilegiar a nossa intuição, pois é essa que dá vida àquela. Assim, humildemente, nos aproximamos do verdadeiro significado do "saber existir". E, finalmente, percebemos que para sermos felizes, basta apenas SER."

Por   Paula Goes (Yoga Pro site)- 04 de Novembro de 2002 

Meu momento

 Minha vida ta uma loucura ultimamente... 
Ando enrolada em meio a tecidos e desenhos,
desenvolvendo e produzindo 2 coleçoes
...
Tem horas que ate a criatividade parece me abandonar,
e o senso pratico toma conta,
na pressão do tempo que voa,
e das muitas coisas que tenho a fazer...
Sorte que tenho uma irmã maravilhosa,
 juntas cuidamos e criamos,
com amor e alma,
da nossa coleçao de camisetas,
Sweet Soul Sisters
 Minha casa no momento ta parecendo uma banca de revistas,
pilhas e pilhas por todos os cantos,
informação, pesquisa e referencias,
sou alimentada por isso,
e por mais que a internet nos traga tudo em um clic,
não dispenso a imagem no papel, 
amo demais meus magazines!
 A coleçao tem um pouco de inspiração étnica,
indígena e indiana,
pois assim Eu Sou,
e gosto dos símbolos e cores desse Universo
mistico e ancestral
Sempre com um toque artesanal,
pois quando as mãos tocam a roupa,
elas conseguem imprimir também o carinho
 ...
 e a tornam ainda mais bela,
única e especial!
A coleçao tem as cores da próxima estação,
laranja, nude, verde aqua
e muito branco,
para trazer paz e energia positiva!
É isso que eu quero e acredito,
é isso que quero transmitir,

Pois para mim a coleçao nada mais é do que a expressão do que sinto dentro de mim,
das coisas que eu gosto e que me fazem feliz.

Assim como o Yoga,
adoro ensinar e compartilhar o que me faz bem!
Espalhar amor, gratidão e paz no coração das pessoas,
e sem criar expectativas, 
ter tudo em dobro de volta para mim.
Pois quanto mais damos
mais recebemos do Universo.
Temos que entender e confiar,
que as todas as coisas tem seu momento
  para acontecer.
E então... você pode relaxar,
deixar fluir,
porque esta consciente e presente
 fazendo seu melhor,
amando e doando de diversas formas.
Não importa que muitos não vejam,
reconheçam ou agradeçam,
o que importa é você estar feliz,
grata pela Vida,
com o coração pleno
e cheio de paz,
para respirar e descansar ate no caos!!
....
Uma otima semana!!!
LOVE
xx
Lou Lou
 ♡
A verdadeira felicidade é quando o Amor que está dentro de nós encontra expressão em atividades externas.
Amma 



* todas as imagens são apenas ilustrativas das minhas inspirações e meu momento. Servem como  referencia a coleçao que estou desenvolvendo, Sweet Soul Sisters ♡!!

domingo, 18 de setembro de 2011

Issa 2012

Mais inspiração nas cores da proxima estação!
Issa, a brasileira talentosa queridinha das it girls e da linda princesa Kate Middleton, mostra nas passarelas um estilo lady like com alma bem brasileira!
Viva a Moda com ALMA made in Brasil!
Love!

Matthew Williamson 2012

Matthew Williamson, mais um dos meus favoritos mestre nas cores e estampas, mostra em Londres sua coleçao de Primavera e Verão com uma cartela  que esta mais do que aprovada e confirmada:  tons de laranja, coral, pitanga, vermelho com pitadas de azul, verdes e os amarelinhos pastel (nude).
 Got it?

Love it!

sábado, 17 de setembro de 2011

Primavera a caminho





 Contando os dias para a chegada da Primavera, finalmente!!! Porque nós e as flores precisamos voltar a sorrir, sair e florir :)
Faltam 4 dias...
Love Spring
Bisous Lou Lou


Michael Kors Spring 2012













O desfile de Michael Kors no NY Fashion Week é sempre um dos meus favoritos.
Amo a combinação das cores, os tons naturais, os looks despojados e confortáveis. Essa coleçao teve inspiraçao na Africa, um pouco  safari  no styling com o uso de couro nos detalhes e acessórios. "Africaluxe" para mulheres com bom gosto e estilo.